segunda-feira, 26 de agosto de 2013

EU SOU


Sou feliz! 
Mas não sei se posso dizê-lo assim tão abertamente.
Assumir alegria ou felicidade,
é quase uma blasfémia nos tempos que correm
ou uma manifestação de analfabetismo psicológico.
Dizem eles, os mestres da sabedoria de gente letrada. 

Há também quem não goste de ouvir.
A maior parte das vezes, os homens honrados
devem ser apelidados de coitadinhos, 
pobrezinhos e todas as coisas terminadas em" inhos".
Acham eles, os sábios, os deuses, os magos da sabedoria.

Não é bonito viver-se contente e olhar-se para a vida 
com olhos de quem a vê e sente.
Mas eu sou feliz e o meu coração está cheio de gratidão. 

Hoje, arriscaria até dizer que sou herdeira 
de um património interminável e vitalício.
Tudo o que os meus olhos alcançam me pertence.
No dia em que nasci,
recebi esta herança e disseram-me ser para sempre.
Vivo em harmonia com o mundo: não como animais, 
e até me tornei objectora de consciência.

Contra quê?
Contra tudo o que não é natural, contra tudo o que 
me priva da liberdade de ser feliz. Por isso sou feliz.
Da vida sei, que pouco sei. Apenas o que consegui aprender
e o que a minha sensibilidade me vai permitindo captar.

Roubar, penso que até já roubei, mas por ignorância, juro!
Talvez uma ou outra flor que de algum jardim decepei,
mas hoje planto canteiros e abraço árvores. E também sei
que:
"amor vincit omnia"

Línguas, falo todas as que falam do amor
e olho para ti, sim...tu aí, que neste momento me achas louca,
e vejo-me nos teus olhos, no teu coração e também na tua boca.

Nunca digam que matei um leão, nem tampouco uma galinha
ou uma formiga moribunda a suplicar eutanásia.
Nunca falei mal: nem dos políticos, nem das pastas dos ministros,
nem do futebol, nem do big brother, nem sequer da música pimba.

No entanto, defeitos tenho muitos:
gosto de gatos, ratos, tubarões, formigas e coelhos anões.
E de chocolates Milka.

Sou feliz e objectora de consciência!
Que querem que eu faça?... Bolas!


(eu)


Imagem: Alexander Dolgikh

14 comentários:

  1. O que me resta... só aplaudir!!!! AMEI! Um bj querida.

    ResponderEliminar
  2. entretanto...
    a liberdade não é genética

    conquista-se
    e a felicidade...
    por vezes um vagaroso instante

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida Cristina,

    Além da tua bela poética, compartilho com a tua

    lucidez libertária e adorei os defeitos...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. "No entanto, defeitos tenho muitos:
    gosto de gatos, ratos, tubarões, formigas e coelhos anões.
    E de chocolates Milka."

    Querida Cristina,
    retomadas as leituras, heis-me aqui, onde, como já lhe referi, sinto a arte de bem-escrever (a sua).

    gostei especialmente deste texto, que, aqui e além, me fez sorrir.
    destaco estas linhas com as quais me identifico, ainda que, em relação a chocolates, opte mesmo por uns do Lidl, com amêndoa e passas...

    grata, Cristina, pelas suas palavras, aqui e lá nos meus espaços.
    bom trabalho se for o caso, bom descanso se for caso...

    beijo amigo
    Mel

    ResponderEliminar
  5. Um poema em que testemunhas um enorme encanto com a vida. Quem a vive e sente desta maneira, só pode estar grato.
    Da minha parte registo um louvor à tua bela poesia positivista.

    Deixo um enorme abraço.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Cristina!

    Temos tanta coisa em comum, mas a principal é SER FELIZ, MUITO FELIZ, EM CONSCIÊNCIA.

    Também "roubei" uma rosa ou outra nos tempos da Faculdade, mas hoje, tenho o mais vasto e belo jardim, INTERIOR. Não há espinhos/traumas que me piquem ou piquem os outros.

    Adoro gatos e também um quadrinho de chocolate (não pode ser mais, porque o pâncreas não gosta. É um esquisito)

    Reconheço o bem e o mal, mas sou muito feliz.

    Não sou PARVA, NEM NÉSCIA, NEM INCONSCIENTE, sou FELIZ, como a Cristina.

    Falar do que escreve? Gostaria, mas "sofro de incapacidade", perto dos 100%, para tal ato, mas sou FELIZ.

    E é nesta onda de felicidade, de construção, de realismo e de edificação, que me despeço.

    Beijos e abraços, repletos de carinho e felicidade, da Luz.

    ResponderEliminar
  7. Cristina,

    A imagem que encima o seu poema está TÃO FELIZ, quanto nós.

    PARABÉNS!

    Beijinhos da Luz.

    ResponderEliminar
  8. Cristina,
    Tocou-me profundamente essa forma de ser feliz, tecida em harmonia.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  9. Falas todas as línguas que falam de amor...
    Só por este conceito, já valeu a pena ler-te.
    Mas a excelência das tuas palavras não se fica por ali.
    Cristina, minha querida amiga, tem um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Olá Cristina!
    Andei por aqui e passear os olhos e este poema é uma maravilha! Espero que continues assim...livre...superior...feliz com a vida..."malgré tout".
    Eu já não posso dizer que não falo mal dos políticos, eu não os"poosso ver nem ouviiir"
    Muito bem" construído" todo o poema.
    Beijos.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  11. A felicidade, Cristina, incomoda as pessoas que não são capazes de ser feliz. Mas temos de ajudá-las. Aí viveremos em paz.
    Um texto que ensaia a vida!
    [Um abraço!]

    ResponderEliminar
  12. És maior do que o poema...

    ResponderEliminar