terça-feira, 2 de julho de 2013

Será que Tenho Tempo?


Ainda tenho tempo!
Ainda tenho tempo para o último cigarro,
para a última gota deixada no copo de balão,
quem sabe até para o último passo de dança.
Ou então,
até poderei esperar
dentro do meu vestido vermelho 
a chegada do próximo verão.

Ah!...tanto tempo que eu tenho!
- só não o queria gastar em vão.

Afinal até nem fumo!
E parece-me que esqueci completamente
para onde queria ir.
Foi como se de repente me tivesse transformado 
numa ave que voa sem rumo,
à procura de um poiso para descansar ou dormir.

Pensando bem...
acho que vou ficar por aqui,
refastelada no sofá a contemplar
uma tela de Rembrandt que teima 
em não sair da minha frente.
E insiste incomodar-me com o olhar.

Que quererá ele de mim?
Acho que não sou o seu género,
nem tampouco sei porque razão veio parar aqui.
Entrou-me no poema inesperadamente,
só que neste momento eu preferia Dalí.
Esse sim, como que ressurgido do renascimento
devolve-me a visão humanista e naturalista 
que habita dentro de si,
no surreal dos seus sonhos...pintados.

Dou mais uma volta e,
aninho-me no meu assento.
Acendo um pau de incenso e ao som de Satie
fico à espera do tempo, um tempo só para mim.
Mas atenção! 
Ainda que dissimulada, não é minha intenção 
petrificar-me em estátua: 
mesmo que que fosse no Louvre,
-Vénus de Milo nem pensar, 
quero ter dedos para escrever e braços que saibam abraçar
-Vitória alada de Samotracia, também não,
embora com asas, falta-lhe a cabeça para sonhar 
e um olhar que sorri.
A não ser, que fosse...Psique reanimada por el beso del amor...!

Et voilà!

Afinal, parece que este olhar sonhador lançado sobre ti, 
descobriu que da última festa, sobre a mesa da sala
ainda resta um último mon cheri ...
ao lado de duas flutes vazias.

Espero-te então, dentro do meu vestido vermelho.
Será que vens a tempo? 
Ou terei de esperar até ao próximo verão?

(eu)

Imagem- Google

15 comentários:

  1. Adorei o tom do poema, entre outras coisas notáveis que poderia referir.
    Excelente, como sempre.
    Um beijo, querida amiga Cristina.

    ResponderEliminar
  2. querida Cristina,

    reitero tudo o que já disse a respeito da sua poesia: é madura, estruturada, rica em léxico e imagem poética - leio-a com a admiração e o respeito que consagro aos poetas grandes, onde já a incluo.

    bem-haja, Cristina
    beijinho e bfs

    Mel

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    "Pensando bem...acho que vou ficar por aqui" lindo poema, grande capacidade.

    abraço


    ag

    ResponderEliminar
  4. Querida Cristina,

    Lindo demais!
    Inteligente, interessante e profundo!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Foi como se fosse a primeira vez que reli o teu maravilhoso poema.
    Mas fico à espera de mais...
    Um abraço, querida amiga Cristina.

    ResponderEliminar
  6. Dentro de um vestido vermelho

    todos os azuis são possíveis

    Bjs poeta

    ResponderEliminar
  7. Deliciosa a forma como, em aparente leveza, se discorre do tempo que teimamos em segurar, sentindo-o querer esgueirar-se...
    Muito bem, Cristina!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  8. A tua escrita é fantástica. O modo como integras o quotidiano com o sonho, com o desejado e com o inesperado, mas tudo numa correlação perfeita.
    Li e reli , pois achei simplesmente maravilhoso.

    Parabéns

    Bom domingo

    Bjgrande do Lago

    ResponderEliminar
  9. às vezes nos perdemos no tempo e o próximo verão já passou...

    bjos

    ResponderEliminar
  10. Agradeço a todos os amigos que me visitaram e deixaram o seu comentário. Neste momento encontro-me em férias. Logo que possível passarei pelos vossos blogues para vos ler.

    Deixo abraços!

    ResponderEliminar
  11. "Será que vens a tempo? Ou terei de esperar até ao próximo verão?" às vezes a espera vale a pena.. amiga, lindo poema, você arrasa em tudo que escreve, transborda sentimentos.. beijos mil, ótimo final de semana e feliz dia do amigo..

    ResponderEliminar
  12. Et voilà
    um belo poema e um lugar para regressar :-)

    ResponderEliminar
  13. Adorei ler a forma como sentes o quotidiano, a forma como respiras poesia - tão naturalmente.
    Que bom eu ter chegado a tempo de desfrutar este momento!

    Deixo beijos e abraços e levo um "mon Cheri".

    ResponderEliminar
  14. Olá, Cristina!

    Julgo estar de férias, segundo li aqui, no seu blog. Então, continuação de BOAS FÉRIAS!

    O seu poema é um mar de sabedoria, um quotidiano rico e lírico e uma extensa arte para lidar, mexer e remexer as palavras.

    São dons que nem todos possuem.

    Um beijo da Luz.

    ResponderEliminar